Bem-vindos ao meu cantinho
Sempre que posso, venho cá dar um saltinho e apresento as minhas opiniões relativamente aos livros que vou lendo e às várias formas de arte. Se também estiverem interessados, podem acompanhar alguns dos meus projectos pessoais na área das artes plásticas e não só.
Se gostarem (ou detestarem...tanto faz), não se esqueçam de deixar comentário! =P

17 dezembro, 2009

Sismo sentido em Portugal

O Instituto de Metereologia registou 16 réplicas do sismo desta madrugada (01:37h), e diz ter sido o maior dos ultimos 40anos.

O sismo ocorreu no Oceano Atlântico a cerca de 30 km de profundidade e a cerca de 100 km a sudoeste do Cabo de S.Vicente, no Algarve. Apesar da forte intensidade (6.1 na escala de Richter e 5.0 na escala de Mercalli), o sismo "não causou estragos, nem danificou estruturas", diz Adérito Serrão do Instituto de Metereologia.

Apesar de não ter sido sentido na Madeira, no território continental fizeram-se sentir réplicas que variaram entre 1.3 e 2.3 na escala de Richter. Na vizinha Espanha o susto também foi grande, sendo que o sismo também chegou até lá e inclusive até Marrocos.

O sismo teve a duração de alguns minutos, mas apenas foi sentido pelas pessoas durante 5 a 10 segundos.

Eu, pessoalmente, nunca tinha sentido nenhum e a primeira coisa que me apercebi foi de um barulho ao longe. Depois, senti tudo a abanar: primeiro as portas, depois a secretária e a estante do meu quarto deram testemunha do acontecimento e por fim, senti nitidamente o chão a tremer. Só tive tempo de pensar «Oh meu Deus!». Depois, tão depressa como começou, acabou.

Enfim, não é bonito de se sentir na pele. Imagino as pessoas que já estiveram realmente perto do epicentro de um sismo de grande intensidade.

Tudo o que sei, é que o resto da noite foi passada com a minha mana a melgar-me com histórias do Apocalipse, 2012 e afins...

3 comentários:

  1. Eu...aqui pelo reino do Allgarve(modernices) nem dei por nada.. absolutamente.

    ResponderEliminar
  2. Espero que o terramoto não se repita não, porque, apesar de não ser uma rapariga de sustos, senti o coração acelerar.

    Vagabundo, devias estar ferrado no sono. Até a minha mana que dorme que nem uma pedra, acordou sobressaltada...

    Abraços aos dois

    ResponderEliminar
  3. Olá Isis,
    continuação de Festas Felizes com muita saúde paz e amor.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar